Várias pesquisas revelam que boa parte da população tem problemas de visão. Se você ainda não tem, infelizmente um dia ira ter, pois além das tão faladas miopia (dificuldade para enxergar longe) e hipermetropia ( dificuldade para enxergar perto), e outros, existe a visão cansada que é encontrado nas pessoas acima de 40 anos.
Três opções são encontradas para resolver essa deficiência na visão, os tradicionais óculos, a cirurgia a laser e as lentes de contato.
Há quem goste de usar óculos, há quem ache charmoso. Eu não gosto de óculos, eu não me sinto bem com eles, por isso, optei pelas lentes de contato.
As lentes de contato foram idealizadas por Leonardo da Vinci mas só nos anos 70 do século passado que ganharam as indústrias, surgindo até as lentes coloridas.
Existem hoje dois tipos de lente de contato, as rígidas e as gelatinosas. As rígidas são bem mais duráveis, tem um regime de uso em torno de um ano, só que são bem mais desconfortáveis ao usuário, e são mais caras.
As mais comuns são as gelatinosas, elas geralmente tem que se trocar o par a cada mês. Exatamente, se você pensou em comprar suas lentes de contato e nunca mais trocar, esqueça! Lentes de contato tem geralmente a validade de um mês. Esse descarte é necessário para manter a integridade do material, pois são expostas a poeira, gorduras, que podem gerar uma infecção e até a perda de visão.
As lentes gelatinosas podem ser usadas diariamente tirando para dormir. É preciso muita higiene, lavar bem as mãos com detergente neutro, usar produtos para desinfetar e reidratar as lentes. E tudo isso custa muito dinheiro!
A primeira vez que eu fui usar lentes de contato, eu demorei cerca de 2 horas para conseguir colocá-las. Porque é incomodo, é um corpo estranho que está em seu olho. Com o tempo, o usuário vai se acostumando, hoje coloco com 1 minuto sem o menor problema.
A imagem com lentes de contato é muito superior a dos óculos, é uma experiência muito boa, pois se enxerga perfeito. As vezes sinto incomodo no olho, mas a maioria das vezes é perfeito. Tenho que tomar meus cuidados, evitar poeira e ficar longe de ar-condicionado, pois o ar-condicionado resseca muito a lente, e é necessário até o uso de líquido próprio para lubrificação.
Lembre-se, usar lente de contato é ter cuidado redobrado. Se você é daquelas pessoas que diz não ter paciência, nem tente usar. E se você gostou e quer poder enxergar melhor, procure o seu oftalmologista e veja se você pode usar as lentes, pois é preciso fazer um exame de lágrima de olho. Se você não tiver lubrificação suficiente não será possível usar lentes de contato.
Este conhecimento foi adquirido após varias pesquisas sobre o assunto e através de minhas experiências como usuário, nada melhor que um oftalmologista para tirar todas as suas duvidas.