Saudações, a todos,
É com grande alegria que me dirijo aos estimados leitores de nossa região. E sim, ressalto o fato de ser nossa, pois culturalmente e fraternalmente estamos mais do que interligados e conectados entre Dores do Rio Preto/ES e Espera Feliz/MG, apesar das delimitações físicas e geopolíticas que separam nossos municípios. Haja vista, que com a globalização e a popularização da INTERNET está a cada dia mais frequentes a quebra das distâncias físicas em nosso cotidiano, aproximando-nos.
E será, também, sobre esse tema que iremos tratar em nossa coluna. Pois claro, a coluna é nossa. Ficarei imensamente grato com sugestões e opiniões de nossos internautas.
Sob o olhar crítico da Geografia iremos abordar assuntos dinâmicos e atuais. E demonstrar aos caros leitores o quanto nossa vida está intimamente interligada com situações, conflitos, impactos de ordem espacial, econômica, política e ambiental. Enfim, mostrar o lado dinâmico da própria geografia, ciência atual e constante em nossa vida.
Enquanto estudante acadêmico, graduando em Geografia na FAVALE/UEMG – Faculdades Vale do Carangola – unidade associada à Universidade do Estado de Minas Gerais, assumirei o compromisso de escrever textos e postá-los à luz do discurso geográfico. Sou um entusiasta (e entusiasmado) pela Geografia. Andando pelas ruas de nossas cidades, pela rodovia, no campo, sinto-me constantemente em uma aula de geografia. Física, humana, ambiental, política, enfim, como disse [brilhantemente] o maior geógrafo brasileiro, Milton Santos “A geografia não é física nem humana. É da humanidade”.
Afinal, o que é geografia? É pesquisar constantemente. Descrever, correlacionar, interpretar, refletir, analisar, a relação entre a sociedade e o meio físico em diversas paisagens, lugares, territórios e regiões. A partir do espaço geográfico estudamos as relações de poder, de afeto, de exclusão e pertencimento do homem em seus grupos, assim como o monitoramento ambiental com apoio das geotecnologias.
Como professores, não seremos apenas “cuspe e giz” e como profissionais, seremos não somente formadores de opiniões, mas seremos a análise crítica destas opiniões. Fazer Geografia não é somente uma graduação. É uma escolha para a vida e uma “nova forma de ver o mundo”, e assim, buscar além de descrevê-lo, interagir com ele. “Somos intérpretes desse “fenômeno” que é a TERRA”, como disse uma de nossas professoras (Natrícia Soares).
E esse será um de nossos principais focos.
Nossos textos terão a colaboração do Professor Msc. Evandro Klen Panquestor, doutorando em Geografia – UFF, Coordenador do Curso de Geografia da FAVALE/UEMG.
Quinzenalmente teremos nosso encontro aqui no Portal Espera Feliz.
Grato a direção do site pelo convite, sinto-me lisonjeado e honrado.
Saudações a todos, e até.
Hudson Giovanni
Legenda da imagem: A mais recente imagem Terra feita do espaço. Foi divulgada pela NASA.
Créditos da imagem: Blog Só Ciência – site O Globo. Disponível em:
<http://oglobo.globo.com/blogs/sociencia/posts/2012/01/25/espaconave-terra-428247.asp>. Acesso em 13 de fevereiro de 2012
Hudson Giovanni N. S.
Graduando em Geografia pela FAVALE/UEMG, Educador Ambiental do Consórcio CAPARAÓ, Poeta e Escritor, Membro Efetivo da A. A. C. & L. – Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo.
Obras publicadas e veículos com material do autor:
http://orebate-sandradealmeida.blogspot.com/2009_01_01_archive.html
Contato: hudson.geo@hotmail.com