Desde criança sempre assisti Chaves, pra mim é de longe: O melhor seriado já produzido!
Essa semana assistindo os “Episódios Perdidos” de Chaves no SBT, de repente o Quico solta uma frase: – Chaves, esse bilhete é de 08 de maio de 1972! – Rapidamente começo a pensar, fazer contas e digo: Chaves tem quarenta anos!
A quarenta anos ninguém sonhava em ter um computador, ninguém sonhava em ter um celular, o Brasil não sonhava em ser um país democrático. Quantas coisas no mundo mudaram: cultura, modo de viver, tecnologia, moda. Chaves atravessou 4 décadas sem sentir o “peso da idade”. O Meu pai assistiu Chaves, eu assisti, e com certeza meus filhos um dia irão assistir!
Comecei a fazer pesquisas sobre o assunto, não é difícil encontrar erros de cena, de cenário, de filmagem, de produção. Quase todo episódio tem algum erro. Mas, ninguém nunca notou isso, e esses “erros” nunca fizeram diferença na qualidade do seriado.
Chaves foi criado pelo gênio Roberto Bolaños, o seu primeiro episódio foi ao ar em 21 de julho de 1971. Nos primeiros episódios, o cenário era feito de isopor e papelão, e os personagens não tinham os seus famosos bordões, e nem suas devidas roupas e características como hoje conhecemos. Foram produzidos mais de 1000 episódios do seriado entre 1971 e 1992.
Chaves não tinha os efeitos especiais de hoje, não se tinha os recursos de hoje. Era feito com suor e saliva. Isso nos mostra que não é preciso de grandes produções para se fazer algo de qualidade e sucesso. Eles eram felizes, os atores eram felizes, eram amigos e companheiros, com certeza não havia preocupação com o mercado financeiro igual se é hoje. Me parece que hoje se fazem os vídeos não se preocupando com a arte, com o público, parece que nada mais interessa do que os milhões de dólares que se vão ganhar em cinemas e em reproduções da obra. Acredito que o dinheiro seja consequência de um grande trabalho, não o fator principal.
Abaixo segue o vídeo do primeiro episódio de Chaves. Repare que o Chaves não chora do jeito que conhecemos, Seu Madruga usa uma camisa amarela, e o cenário era muito precário.
Thiago Grillo de Moraes – Músico desde que nasceu, com 4 Cds gravados. Acadêmico no curso de Direito e dono do www.portalesperafeliz.com.br
contato@portalesperafeliz.com.br