Este é um artigo ou crônica pessoal de Timora DJ.
Não se trata de uma reportagem ou opinião do Portal Espera Feliz.
HISTÓRIA E DISCOGRAFIA
Olá meus amigos do PORTAL ESPERA FELIZ, hoje vamos conhecer a história da banda THE SMITHS, uma das mais influentes dos anos 80, e que serviu de referencia para várias bandas nacionais importantes. O The Smiths foi formado em 1982, em Manchester no Reino Unido, com um nome bastante interessante pois se refere às famílias mais populares do Reino Unido, a exemplo dos “Silvas” no Brasil que são os sobrenomes mais populares (onde até eu me encaixo nesta estatística… rsrs). A formação principal da banda foi composta pelo vocalista Morrissey, o guitarrista Johnny Marr, o baixista Andy Rourke e o baterista Mike Joyce.
The Smiths já lançou 10 coletâneas, 22 singles e 4 álbuns:
1984 – The Smiths
1985 – Meat Is Murder
1986 – The Queen Is Death
1987 – Strangeways, Here We Come
Incrível pensar como uma banda com apenas 4 álbuns lançados, foi tão marcante na história da música.
CURIOSIDADES
Algumas curiosidades marcaram a brilhante carreira do The Smiths:
1 – Os membros da banda não apareciam nas capas dos discos, ou singles (como pode se ver na imagem acima). Recurso usado também pelo NEW ORDER, que só “apareceu” no álbum lançado em 1985, Low Life.
2 – Outra curiosidade interessante é a identidade da banda com as flores. Observando fotos percebe-se um apego intenso da banda, que pode ser comprovado nos videoclipes de “Heaven knows I’m miserable Now” e “Charming Man”.
3 – Nomes extensos das músicas eram muito comuns. Frases inteiras, davam título as músicas. Como por exemplo: “What Difference Does It Make?”, “I Want the One I Can’t Have”, “That Joke Isn’t Funny Anymore”, “Barbarism Begins at Home”, “There Is a Light That Never Goes Out” e “The Boy with the Thorn in His Side”. Essa última, inclusive, que veremos o vídeo a seguir:
O FIM DO THE SMITHS
Em 1987 a banda se desfez, devido a desentendimentos entre Morrissey e Johnny Marr. Os ex-membros então, partiram pra formar super bandas, que são bandas onde vários artistas consagrados se juntam num só grupo, assim denominado SUPER BANDAS.
No Brasil, por exemplo, merece destaque a super banda Tribalhistas, formada por Marisa Monte, Arnaldo Antunes & Carlinhos Brown, que conseguiram vários prêmios no Grammy Latino, e venderam mais de 3,7 milhões de discos.
No caso do The Smiths, Andy Rourke (baixista) se juntou a Peter Hook (Joy Division & New Order) e Gay Mani (Primal Scream & The Stone Roses) e formaram o FREEBASS, que lançou em 20 de setembro de 2010 o álbum “It’s A Beautiful Life”.
Já Johnny Marr se Juntou a Bernard Sumner (Joy Division & New order) e formaram o ELECTRONIC, que contou com as participações de Neil Tennant & Chriss Lowe do Pet shop Boys, em seu primeiro álbum lançado em 27 de Maio de 1991. No segundo álbum “Raise the Pressure” lançado em Julho de 1996, contaram com a participação de Karl Bartos (Kraftwerk)
Morrissey partiu para carreira solo, e lançou 13 álbuns de estúdio, 12 coletâneas e 59 singles, mas o destaque fica para o primeiro álbum, “Viva Hate” de 1988, que tem os mega sucessos “Suedehead” e “”Everyday Is Like Sunday”, a qual veremos no vídeo a seguir:
Por Timora DJ.
Timora DJ - pseudônimo de Adilson Silva - é natural de Espera Feliz e trabalhou em 2005 na extinta rádio “Sinal Verde FM”, apresentando o programa semanal “Dance Mix 95”. Seu amplo histórico com a música começou em 1983, e desde então se dedicou ao trabalho de pesquisa e divulgação de músicas do gênero eletrônico, estilo pouco difundido no Brasil.