A desmistificação do conceito de política

Política com "p" minúsculo pode ser qualquer coisa que se possa imaginar.

Publicado em 31/03/2017 - 17:01    |    Última atualização: 31/03/2017 - 17:01

Falar sobre política não é tarefa fácil. Principalmente em épocas de crises econômicas, em épocas de crises ideológicas e sociais. Crises têm o poder de remeter uma nação a conflitos políticos e sociais. No momento, é exatamente nesse cenário que estamos inseridos. Ou seja, um cenário caótico e reprimido.

Todavia, a proposta inicial é a desmistificação do conceito de política, pois, para muitos, política e políticos são sinônimos de ineficiência, realizações insignificantes, corrupção, interesses pessoais, luta pelo poder, compra de votos, trocas de favores e demais ações cavilosas.

Antes de falar sobre o real conceito de política, vamos ver os conceitos de “problema público” e “gestão pública” e a seguir, destacar o papel do gestor público.

Um “problema público” ou simplesmente “problema” é a discrepância entre o status quo e uma situação ideal possível: diferença entre a situação real e a situação imaginada pelos formuladores de políticas públicas.

“Gestão pública” trata-se do planejamento sobre a forma mais eficiente e mais eficaz para solucionar os “problemas públicos”. É o processo de elaboração de políticas públicas (policy-making process): solução dos “problemas públicos”.

Já o papel do gestor público, consiste no levantamento de todos os problemas do país, estado ou município, classifica-los, de acordo com o grau de relevância, e, após, alocar recursos financeiros, materiais e humanos objetivando a solução para cada um dos “problemas públicos” levantados.

Os “problemas públicos” podem ser simples, como por exemplo, adquirir papel para os registros burocráticos da gestão, ou complexos, como por exemplos, construção e/ou manutenção de hospitais, escolas, rodovias, viadutos, hidrelétricas, etc. Independentemente do problema, sua solução deverá visar a melhoria da qualidade de vida da nação, do estado, da cidade, do povo, da coletividade. Tudo isso, chama-se “Política”, a qual prefiro chamá-la de “Política com “P” maiúsculo”. As políticas públicas produzem a “Política”. “Política” é sinônimo de algo bom que irá favorecer a coletividade. “Política” é sinônimo de comprometimento com o cidadão. É sinônimo de honestidade, eficiência e eficácia. Já política com “p” minúsculo pode ser qualquer coisa que se possa imaginar, como as citadas no início deste artigo: ineficiência, realizações insignificantes, corrupção, interesses pessoais, luta pelo poder, compra de votos, trocas de favores e demais conceitos cavilosos que você queira dar.

Sei que não é fácil compreender todos estes conceitos, no entanto, espero ter conseguido diferenciar Política de política e desmistificar o conceito de Política.

No próximo artigo analisaremos sobre a tipologia clássica das formas de poder.

Por Nilton Martins.


Coronavírus

Prefeitura de Espera Feliz libera abertura do comércio

Decreto manteve restrições somente para alguns tipos específicos de negócios.

Enrique Natalino

Redes sociais em tempos de pandemia

A população está preparada para lidar com esse mundo digital? Sabe distinguir notícias e análises aprofundadas de Fake News?

Farley Rocha

25 coisas para se fazer na quarentena

Em termos biológicos, cada vitória conquistada sobre uma doença é um degrau a mais que alçamos no templo da evolução.

Sylvia Dimittria

Uma pausa forçada à sociedade do cansaço

O homem que se transformou numa máquina de performance teve que mudar o modus operandi.

Coronavírus

Espera Feliz tem primeiro caso suspeito de Coronavírus

Informação foi confirmada pela Secretária Municipal de Saúde.

Coronavírus

Editorial: as reais dimensões da crise do coronavírus

Neste momento, é vital estarmos todos bem informados e passando informações corretas a diante.

Coronavírus

Espera Feliz ainda não registrou casos suspeitos de Covid-19

Secretaria Municipal de Saúde ainda não registrou nenhuma ocorrência de caso suspeito.

Coronavírus

Coronavírus: Espera Feliz restringe comércios e suspende circulação de ônibus na cidade

Decreto municipal traz inúmeras determinações para tentar conter a transmissão do Coronavírus.

  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais

Portal Espera Feliz