Gustavo Almeida

Este é um artigo ou crônica pessoal de Gustavo Almeida.
Não se trata de uma reportagem ou opinião do Portal Espera Feliz.

Estamos chegando ao fim da colheita

Durante 12 anos o PT colheu as glórias de uma economia sólida. Colheu, mas não plantou novamente as sementes.

Publicado em 08/05/2014 - 12:00    |    Última atualização: 07/05/2014 - 19:32

ptpoder1[1]Antes de mais nada, quero deixar bem claro a minha total falta de propriedade para falar sobre política/economia. Nunca estudei a fundo nenhum dos dois. Apenas tenho minhas opiniões fundadas naquilo que observei e observo.

Dito isto, me choca ver como as pessoas ainda se iludem com esta política “pão e circo” institucionalizada em nosso país nos últimos 11 anos de governo do PT. Dá-se o tão discutido “Bolsa Família” e o resto que se dane! Pois bem… Para quem sabe enxergar, não é difícil ver que “danou-se” mesmo, o Brasil.

Sempre defendi que o governo Lula, que tão aclamado foi pela melhora na economia, simplesmente estava colhendo os frutos daquilo que foi plantado pela reforma econômica realizada pelo Fernando Henrique Cardoso.

Sempre achei absurdo e insensato simplesmente compararem dados estatísticos/econômicos entre os governos FHC e Lula.

A base da economia foi plantada por Fernando Henrique. O governo Lula apenas colheu os frutos deste plantio. É óbvio que o governo de FHC iria sofrer momentos turbulentos na economia! Não se sai de uma crise monstruosa como a do início da década de 90 e se cria uma nova moeda no país, sem enfrentar um período revoltoso no cenário econômico. Isso sem falar do tão eloquente “risco Brasil”, que tinha índices catastróficos no governo FHC. Óbvio, pois o mercado não sabia o que esperar de uma nova moeda e uma reestruturação econômica como aquela que foi feita.

Finalmente, após enfrentar todas as inevitáveis intempéries da reestruturação econômica, FHC sai do governo e dá lugar ao Lula, que simplesmente colheu tudo aquilo que foi plantado por seu antecessor. E o mais revoltante é termos que aguentar discursos que nos fazem pensar que o Brasil nem existia, antes do governo do PT.

Durante 8 anos Lula colheu as glórias de uma economia sólida e em bom desenvolvimento, graças a uma moeda estável (o Real) e a um excelente momento do mercado mundial.

Colheu todos estes frutos, mas não plantou novamente as sementes.

E agora, ao fim de quase 12 anos, chegamos ao fim da colheita de tudo aquilo que foi semeado no governo anterior. Neste momento, começamos a ver que a economia do Brasil não vai tão bem quanto o PT sempre anunciou. Começamos a ver que a maior empresa do país – a Petrobrás – está um caos administrativo. Inflação volta a assombrar o mais sensatos como há algumas décadas não acontecia.

Lula se empenhou tanto em apenas fazer seus discursos egocêntricos, como o Superchefe de Estado, se preocupou tanto em alienar a grande massa com as políticas assistencialistas, que se esqueceu de desenvolver a infra-estrutura do país. Esqueceu de criar ações concretas para manter sólida a economia.

Ao meu ver, posso comparar o governo PT a um lavrador descuidado, que chega a uma lavoura bela e próspera e apenas extrai os recursos e colhe seus frutos, sem arar novamente a terra, nem adubar. Não é difícil imaginar que em breve este lavrador não terá mais o que colher. A este ponto é que acredito que chegou o governo do PT: estamos chegando ao fim da colheita!

Acho interessante, também, ressaltar que, ao contrário do que muitos já devem estar pensando, não sou “tucano”! Não sou PSDBista! Tenho pavor do governo Aécio Neves / Anastasia em Minas Gerais. Sou apenas um indivíduo que enxerga o que foi feito durante o governo Fernando Henrique e o que foi feito (e não feito) no governo Lula / Dilma.

Sobre Gustavo Almeida

Gustavo Almeida é estudante de Direito, microempresário, programador (mas não é NERD!) e, nas horas vagas, publica suas opiniões sobre assuntos diversos, mesmo que ninguém tenha perguntado ;-P


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais