Escritores locais publicam contos de ficção sobre Espera Feliz e região da Serra do Caparaó

Projeto 'Prosas da Cidade' estreia na próxima segunda-feira no Portal Espera Feliz.

Publicado em 22/06/2019 - 11:25    |    Última atualização: 22/06/2019 - 11:25
 

Um grupo de escritores locais, em parceria com o Portal Espera Feliz, publicará semanalmente no site contos do projeto “Prosas da Cidade – Olhares Narrativos Sobre Espera Feliz e Região”. As publicações serão às segundas e sextas-feiras e terão início a partir do dia 24 de junho.

Ao todo são 13 participantes que formarão o time de autores e mais um fotógrafo. Entre eles, há escritores profissionais e estreantes que, com suas produções, trarão a público suas visões particulares a respeito da cidade. Com nomes anônimos e outros já famosos no mundo das letras, o projeto conta com a presença de Rossano Sobrinho, José Fernandes, Amauri Adolfo e Enrique Natalino.

Sobre o projeto

O projeto “Prosas da Cidade – Olhares Narrativos Sobre Espera Feliz e Região” foi idealizado e organizado em fevereiro deste ano pelo professor e cronista Farley Rocha. A partir da iniciativa, vários autores foram convidados a participarem com um conto de ficção cada um. Os temas e a abordagem narrativa ficaram a livre critério de cada autor, mas com uma única exigência: que todas as histórias fossem ambientadas na cidade de Espera Feliz ou na região da Serra do Caparaó. “A ideia é trazer ao público histórias literárias que destaquem locais de nosso município, seja da zona urbana ou rural, e que expressem os valores culturais e sociais de nossa gente, ao mesmo tempo que enquadrem como cenários as belas paisagens naturais que temos em nossa região”, explica Farley Rocha. “Por isso o nome ‘Prosas da Cidade’, que traz em si um duplo significado: ‘prosa’ no sentido de modalidade textual narrativa, e ‘prosa’ no sentido de conversa ou bate-papo das pessoas do interior contando seus ‘causos’”, acrescenta.

A grande aposta deste trabalho inédito é a diversidade de seus participantes. A média de idade dos autores vai dos 25 aos 51 anos, entre homens e mulheres, atuantes de profissões variadas desde professores e jornalistas a agricultores e fotógrafos. Além disso, todos eles possuem alguma ligação direta ou indireta com a cidade: alguns nascidos e residentes em Espera Feliz; outros vindos de fora; alguns que hoje vivem longe; e outros que nunca moraram aqui, mas mantêm alguma relação com a região. “Com perfis tão diversificados de autores, acreditamos que o leitor poderá conhecer (ou reconhecer) a cidade através desses olhares singulares que cada um imprimirá em suas respectivas narrativas”, esclarece Farley Rocha.

Além dos contos de ficção, cada obra será ilustrada por uma imagem exclusiva criada pelo Fotógrafo, Designer Gráfico e Estrategista em Marketing Digital Abner Almeida, que também assina a produção de arte da capa da coletânea.

Segundo a organização, “Prosas da Cidade – Olhares Narrativos Sobre Espera Feliz e Região” fomentará a acanhada produção cultural deste lado do estado, ao trazer textos com excelência literária e possibilitará ao público conhecer novos talentos esperafelicenses na arte da escrita. “Como professor, percebo que há em Espera Feliz uma grande demanda, embora oculta, de leitores. Por isso, imagino que este projeto irá atender a este público e fortalecerá a produção literária local”, define o organizador.

A proposta é de que, ao final das publicações no Portal Espera Feliz, todos os contos e fotografias sejam compilados em uma coletânea, que será disponibilizada em formato digital para ser compartilhada gratuitamente via e-mail e redes sociais.


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais