Um cartório de registro de imóveis de Espera Feliz foi vítima de um “sequestro” dos dados de um dos seus computadores, na última terça-feira (24).
Inúmeros arquivos e programas do computador foram criptografados, ficando acessível apenas com uma senha. Sempre que se tenta acessar os dados, a senha é solicitada e um e-mail de contato é exibido.
A proprietária do cartório contatou o e-mail e recebeu como resposta um pedido de resgate de 7 BitCoins – uma moeda virtual, usada para pagamentos sem intermediários, pela internet. O valor equivale a cerca de R$ 12,5 mil.
Na internet existem inúmeros relatos de situação parecida. A princípio, o problema é causado por um vírus, que criptografa todos os arquivos com uma senha e deixa o e-mail de contato para que a vítima possa negociar o “resgate” dos dados.
Se for mesmo um vírus, o prognóstico dos relatos na internet não são dos melhores, uma vez que ninguém conseguiu quebrar a senha e os únicos relatos de recuperação dos dados foram de pessoas que disseram ter pagado o valor exigido pelos criminosos.
A polícia investiga o caso, junto com a delegacia especializada em crimes eletrônicos.
Da redação do Portal Espera Feliz.