O município de São Francisco do Glória, a cerca de 50 km de Muriaé, promoveu na ultima sexta-feira, dia 18 de outubro, o II Concurso Municipal de Qualidade do Café, apoiado pelo Sicoob Credisudeste. Autoridades locais estiveram presentes no evento, que também contou com a participação da Emater.
De acordo com o cafeicultor Jorge Augusto de Faria Filho, cooperado desde 2006, a importância do evento está relacionada ao fato de despertar em outros produtores a vontade de melhorar a qualidade do café “Há cerca de dois anos, eu produzia café bebida-dura e em uma avaliação, o comprador disse que meu café não iria adquirir uma qualidade superior, porque São Francisco do Glória não tinha essa tradição”. O cooperado não se conformou com a afirmação e passou a pesquisar, visitar outras propriedades, fornecedores, buscando aprimorar seus conhecimentos e adquirir novas técnicas “No ano seguinte, consegui produzir um café de pontuação acima de 83, sendo bebida mole e estritamente mole”. A partir daí, ele estimou outros produtores locais e demonstrou que a região possui condições de elevar a qualidade do produto cultivado, alcançando destaque no cenário nacional.
O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credisudeste, Paulo Alexandre de Oliveira Carvalho, alertou a comunidade para a necessidade de investir na melhoraria da qualidade do café, aumentando o valor agregado e a margem de lucro do produtor. Além disso, ele afirmou que a região de São Francisco do Glória possui condições de se tornar referencia no mercado. “A perspectiva de colheita para 2020 é boa, contudo, é preciso ter um cuidado maior com a saúde do solo, para as próximas safras.” O evento contou ainda com uma breve apresentação da Supervisora de Comunicação do Sicoob Credisudeste, Bianca Dias Gonçalves, que contou um pouco da história da cooperativa e apresentou o vídeo institucional, que reforça os conceitos do cooperativismo aplicados pela instituição. O encerramento foi marcado pela premiação dos três cafés que obtiveram melhor pontuação no período avaliado.
O prefeito municipal, Walace Ferreira Pedrosa, que também exerce atividade como cafeicultor, espera que cada vez mais produtores locais se interessem em praticar uma atividade buscando melhoria contínua na qualidade e que na próxima edição, o Concurso Municipal possa contar com mais amostras “Vale a pena investir na qualidade da produção”.