A Juíza de Direito da Comarca de Manhuaçu, Dra. Daniela Bertolini, determinou o retorno do prefeito Adejair Barros ao cargo na Prefeitura de Manhuaçu. A informação foi confirmada agora há pouco pela reportagem do Portal Caparaó.
Segundo as primeiras informações, a determinação foi baseada em dois pontos principais: o prazo do afastamento previsto em 180 dias, que terminou neste domingo, e a instrução do processo, que também foi concluída.
Em dezembro, por conta de uma ação proposta pelo Ministério Público, uma decisão da Justiça estadual determinou o afastamento de Adejair Barros até que se encerrasse a instrução processual da ação de improbidade administrativa que corre contra ele.
No pedido de afastamento, o Ministério Público afirmou que, investigado por fraudes em licitações e desvios de verbas públicas, o prefeito estaria “exercendo pressão sobre servidores públicos para que mentissem durante as investigações”. O MP apontou também que Adejair Barros não agiu diante da recomendação e requisição feitas para instauração de sindicância na autarquia encarregada do serviço de água e esgoto de Manhuaçu.
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, limitou em 180 dias o afastamento. Como foi notificado no dia 14 de dezembro, o prazo terminou neste domingo.
Além disso, a juíza ressaltou que a instrução foi concluída na semana passada, com os depoimentos das testemunhas.
A expectativa é de que Adejair Barros reassuma a função nesta terça-feira. Oficiais de Justiça devem comunicar a decisão ao Presidente da Câmara Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria) e ao Prefeito em exercício Renato Cezar Von Randow.
Com isso, Renato retorna à presidência da Câmara; Jorge passa a vice-presidente e o vereador Rômulo do Carmo Rodrigues deixa o cargo e volta para a suplência.
Carlos Henrique Cruz – portalcaparao@gmail.com