A PM recebeu denúncia e duas viaturas foram para o local. Segundo as informações, o trio estava junto a uma cerca na beira da estrada retirando partes do animal abatido, e ao perceber a aproximação dos militares eles fugiram em um veículo VW Gol prata, mas foram perseguidos e abordados.
Os policiais encontraram dentro do carro, uma faca e uma corda que estavam sujas de sangue, assim como os três os acusados. De acordo com o boletim de ocorrência, os suspeitos, que são moradores do bairro São Cristóvão, alegaram que encontraram a vaca já morta e que aproveitaram para extrair parte da carne.
Ainda segundo registro, o conduto do Gol não é habilitado, e por ter sido usado para a prática de um delito, o carro acabou sendo recolhido ao Pátio Itajuru.
Como o caso aconteceu em um trecho pertencente à Patrocínio do Muriaé, a PM daquela cidade foi acionada e assumiu o registro da ocorrência, sendo os três envolvidos trazidos para a Delegacia Regional, em Muriaé, no bairro Safira. A mãe do menor foi avisada e também compareceu à DP.
O trio foi apresentado ao delegado de plantão, e depois de serem ouvidos, os dois maiores ficaram detidos e o adolescentes foi liberado.