Nos últimos dias a Guarda Mirim Carangolense foi alvo de boatos e especulações acerca de seu futuro, conforme noticiado no site ÉoCombatente.com.
Nesta semana os boatos se confirmaram depois da diretoria da Guarda Mirim Carangolense notificar a todos os parceiros sobre a necessidade de dispensa imediata de todos os Guardas Mirins. A ordem partiu de uma notificação do Ministério do Trabalho, que classificou o trabalho dos jovens aprendizes de Carangola como sendo prejudicial à sua saúde, ao seu desenvolvimento físico ou a sua moralidade.
A guarda mirim irá reprogramar suas parcerias e convênios e, para recontratação, haverá a necessidade de atender a legislação trabalhista vigente. Uma reunião será agendada para discutir o assunto.
Confira abaixo a nota oficial da diretoria da Guarda Mirim Carangolense enviada a todos os seus parceiros empregadores dos guardas mirins.
Carangola, 19 de março de 2014
Comunicado aos adotantes:A Associação de Proteção à Guarda Mirim Carangolense, vêm com muito pesar informar a todos os adotantes que foi NOTIFICADA PELO MINISTÉRIO TRABALHO nos seguintes termos:
“Nos termos do disposto no caput 407 da CLT e em face das atribuições nele previstas, DETERMINO a Associação de Proteção à Guarda Mirim Carangolense que providencie de imediato , o afastamento do trabalho de todos os guardas mirins”.
Desta forma ficam os adotantes também NOTIFICADOS A AFASTAREM DE IMEDIATO os guarda mirins que estiverem em suas empresas.
Informa também que deverão fazer a quitação de seus direitos trabalhistas até dia 01/04/2014, procurando a sede da Guarda Mirim para a ciência do valor e para o devido acerto, sob as penas legais do Direito Trabalhista e notificação por parte do Ministério do Trabalho caso a quitação não se efetue dentro do prazo estipulado.Cumpre-nos salientar nossa imensa tristeza e pesar em passar para tanto os adotantes, mas principalmente para o Guarda Mirim e sua família tal notificação.
Com pesar,
A diretoria.
Por Gustavo Almeida / Com informações do ÉoCombatente.com