A Polícia Militar Ambiental que atua na Região do Caparaó destruiu cerca de 200 gaiolas de madeira e alçapões apreendidos durante operações realizadas este ano. O material foi destruído na praça João Acacinho, em Guaçuí, na tarde desta segunda-feira (11).
As gaiolas foram colocadas em uma das vias laterais à praça, e foram destruídas por uma pá mecânica. A ação foi acompanhada por moradores da cidade que passavam pelo local.
O objetivo da ação, segundo o tenente Roberto Martins, que comanda o 2º Pelotão do BPMA na região, “é promover a conscientização, mobilizar e orientar as pessoas para que não venham a capturar pássaros silvestres e mantê-los em cativeiro”.
O tenente acredita que ações como essa geram resultados também a longo prazo, já que crianças também presenciaram a movimentação.
O material já havia sido exposto recentemente em frente à sede do 2º Pelotão bem como na praça, no Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma exposição fotográfica, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também foi realizada pela PM.
Após a destruição, todo o resíduo foi recolhido e encaminhado para uma padaria local, onde foi usado como lenha para a produção de pães.
Fonte: Gazeta Online Sul