Aconteceu no dia 19 de novembro de 2015, em Fortaleza/CE, em uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado a premiação do projeto MPT NA ESCOLA, o aluno Mateus Augusto, o professor Leonardo Rogério Rangel , a Coordenadora do Projeto no município de Espera Feliz Mariley Moreira Ferreira Martins, a coordenadora da E.M Álvaro de Sá Barbosa Kenia Afonso Pacheco Fumian e a Secretária Municipal da Educação e Cultura Adriana Muller Dimas e Souza receberam a premiação das mãos do Dr. Antônio de Oliveira Lima, procurador do trabalho (MPT/CE) e Gerente Nacional do Projeto MPT na escola.
O projeto MPT na escola foi instituído no município de Espera Feliz através de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura Municipal de Espera Feliz, através da Secretaria de Educação e Cultura, consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates, nas escolas de ensino fundamental, sobre os temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, com foco na prevenção e erradicação do trabalho infantil e a proteção adolescente trabalhador.
Segundo a procuradora do Trabalho e coordenadora nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Elisiane dos Santos, há cerca de três milhões que trabalham. “Muitas vezes, em condições desumanas, com sonhos esfacelados, prejuízos físicos, psíquicos, sociais e moral. Muito foi feito, mas muito precisa ser feito ainda”, defendeu.
Há 3 anos o município aderiu ao projeto e desenvolve anualmente o tema nas escolas. Este ano o ministério realizou um concurso, a nível nacional, onde tivemos a oportunidade de concorrer em todas as categorias: Pintura, esquete teatral, contos ou poema e música, envolvendo várias escolas municipais.
E em uma tarde de muita alegria Espera Feliz foi representada e prestigiada através do trabalho dos educadores e do aluno Mateus que venceu a categoria poema do concurso, sendo classificado nas etapas municipal, estadual e conquistando o primeiro lugar na etapa nacional. (Leia a notícia sobre o poema aqui)
Desde o início, Matheus se envolveu na escrita de um poema. Tarefa fácil com relação ao tema proposto, pela convivência histórica e familiar, mas difícil no trato das palavras, que por vezes teimavam em não rimar, como ele próprio relatou. E é nesse ponto que se fez a importante e decisiva presença do PROFESSOR, que com solicitude e paciência delineou os pensamentos de Matheus.
A diferença que esse prêmio está fazendo na vida deste jovem aluno vai muito além do valor recebido, contagiou e estimulou toda a escola a cumprir a missão maior da educação que é descortinar horizontes.