Passados dez dias após as eleições, o previsível aconteceu: os casos de Covid-19 começaram a crescer como no primeiro semestre de 2020.
Junto com o aumento dos casos, começaram a aparecer pessoas se queixando da prefeitura, dizendo que ela não estava divulgando os boletins diários durante as eleições, para “esconder o vírus”. Outras queixas insinuam que as autoridades estariam mascarando os números, mantendo-os baixos apenas durante o período eleitoral.
O fato é que nenhuma das duas situações são verdadeiras.
SOBRE A DIVULGAÇÃO DOS BOLETINS
Sobre a prefeitura supostamente não estar divulgando os boletins durante as eleições, trata-se apenas de que algumas pessoas não estavam seguindo a página correta do Facebook onde as informações eram postadas.
Ocorre que durante as eleições, por conta da legislação, a prefeitura teve que desativar sua página oficial do Facebook (onde os boletins eram divulgados) e uma nova página foi criada apenas para a divulgação desses boletins. Infelizmente algumas pessoas não ficaram sabendo disso e não passaram a seguir a nova página e, por isso, simplesmente pararam de ver os boletins em suas linhas do tempo.
Com o fim do período eleitoral, a prefeitura voltou a utilizar sua página oficial (aquela que havia sido desativada durante as eleições) e, com isso, as pessoas que estavam sem receber os informativos pela nova página voltaram a receber pela página oficial antiga. E isto causou a impressão, nessas pessoas, de que a prefeitura tinha parado de divulgar os boletins durante a campanha política. Entretanto, os boletins foram divulgados diariamente no Facebook e no Instagram.
SOBRE OS CASOS SÓ APARECERAM APÓS AS ELEIÇÕES
Explicada a questão dos boletins, temos a queixa dos números de casos só aparecerem após as eleições. Neste caso, um simples raciocínio lógico explica a situação: este aumento era óbvio e previsível.
Até antes das eleições, a transmissão do novo coronavírus em Espera Feliz estava num patamar razoável e controlado. Durante as eleições, principalmente na sua última semana, infelizmente alguns grupos políticos passaram a desrespeitar completamente as orientações e normas de saúde pública.
Ora, após vários dias seguidos de constantes desrespeitos às normas de prevenções, com inúmeras aglomerações e alta taxa de contato social entre as pessoas, o resultado não poderia ser outro: alto índice de contágio e proliferação do vírus.
Então, os números não estão altos porque a prefeitura os escondeu durante a campanha! Os números estão altos justamente porque as pessoas relaxaram durante a campanha e praticamente pararam de se prevenir. E somado a isso, fazemos uma crítica à administração pública municipal: acreditamos que ela falhou ao não intervir nas aglomerações e abusos contra as normas sanitárias que presenciamos a olhos nus nas semanas que antecederam as eleições.
Finalizamos este editorial com esperanças de que este quadro atual de nossa cidade, que se reproduz em praticamente todo o país, sirva como alerta principalmente àquelas pessoas que, infelizmente, ainda insistem em duvidar e discutir com fatos científicos.
Esta “explosão” de casos neste momento exemplifica exatamente o que a ciência e autoridades de saúde vêm explicando desde o começo: todos devem ter cuidado e adotar as máximas medidas de prevenção.
Com todas as restrições impostas pelas autoridades nos últimos meses, estávamos com uma situação relativamente controlada. Bastaram algumas semanas de afrouxamento dos cuidados e os casos voltaram a crescer e hospitais da região já começam a ficar em situação crítica de número de leitos disponíveis.
Nós acreditamos que é possível voltarmos a controlar os índices de transmissões sem a necessidade de fechamentos de comércios e etc. Mas para isso, cada um precisa fazer a sua parte. Do contrário, certamente teremos novos períodos de restrições severas.
Da redação do Portal Espera Feliz.