












ESPERA FELIZ (MG) – Na noite da sexta-feira dia 10 de maio e na manhã do sábado dia 11 de maio, aconteceu, no pátio da Escola Estadual Altivo Leopoldino de Souza, uma Feira de Empreendedorismo. O evento foi a culminância de um projeto, pensado pelas professoras de matemática da escola, que ocorreu durante todo o 1º bimestre com palestras, rodas de conversa e oficinas, cujo objetivo era voltar os olhos ao universo empresarial e promover a consciência da possibilidade de empreender.
Na Feira, os alunos do Ensino Fundamental e Médio tiveram a oportunidade de se tornarem donos de seus próprios negócios durante um dia. Os alunos do turno noturno do ensino médio regular e da EJA, iniciaram as vendas na sexta dia 10 de maio, com algumas barraquinhas de comida, refrigerante e roupas. Ǹo dia seguinte, pela manhã, foi a vez dos alunos dos turnos matutino e vespertino. Para incentivar as vendas, a feira foi aberta ao público, os pais, amigos, familiares e professores puderam prestigiar o trabalho e adquirir os produtos das mais de 20 barraquinhas que foram montadas no ambiente.
Os pequenos comerciantes trouxeram uma variedade de produtos, do gênero alimentício como doces, pães, bolos e sanduíches, até o gênero estético como acessórios, produtos de beleza e serviço de manicure, por exemplo. Um bazar de roupas e calçados também foi montado e toda renda obtida ali foi revertida como ajuda ao Rio Grande do Sul. Nos dois dias de evento, música ao vivo embalou as vendas e animou os clientes.
Os alunos lidaram com o desafio demonstrando envolvimento e animação. Além de pensarem no produto que venderiam, no nome da marca, foi necessário desprendimento na hora de fazer as vendas e conquistar a clientela. A professora Daniele Cristina, uma das responsáveis pelo projeto, que também é mãe de um dos alunos, relatou o desafio do evento e a empolgação dos envolvidos para realizá-lo. Segundo ela, agora é hora de retomar as rodas de conversa para ouvir as percepções dos próprios alunos, identificar erros e acertos, pois há a intenção de prolongar o projeto.
Nicole Quintão Gonçalves – Jornalista, formada pela UFJF Profª. de Inglês e da eletiva “Jornalismo Digital” da E. E. Altivo Leopoldino de Souza