O serviço de meteorologia está prevendo fortes chuvas em quase todo o Estado a partir desta sexta-feira (06/01). Em função deste alerta, o Governo de Minas determinou que fiquem de prontidão a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER) e a Copasa, para que dêem absoluta atenção e assistência em caso de agravamento ocasionado pelas chuvas.
De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do Minas Tempo, em decorrência da frente fria que está se formando em Minas, as chuvas atingirão quase todo Estado. Segundo ele, é preciso ficar atento perante qualquer quantidade de chuva, já que o solo encontra-se bastante saturado, o que pode ocasionar novos deslizamentos.
“Uma frente fria está se formando em Minas Gerais (a pressão atmosférica está caindo gradativamente) e ficará estacionada no Estado até a próxima terça-feira (10/01), provocando fortes chuvas. Possivelmente, de hoje até terça teremos entre 100 a 150 milímetros de chuva. As regiões que podem ser mais afetadas são região Central, região Metropolitana de Belo Horizonte, Campo das Vertentes, Sul de Minas, Zona da Mata, e parte da região Leste, próximo ao município de Caratinga. Como o solo já está totalmente saturado, o risco de deslizamentos é muito alto, independente do volume de chuva que cair. Atenção especial para os municípios de Sabará, Nova Lima e Ouro Preto”, explica o meteorologista Ruibran dos Reis.
O Ministério da Integração Nacional também emitiu alerta, não apenas para Minas Gerais, mas também para o Espírito Santo e Rio de Janeiro. Os alertas meteorológicos indicam que a partir da madrugada do domingo até terça-feira haverá chuvas mais intensas em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A população também poderá acompanhar a atualização dos avisos meteorológicos em Minas Gerais por meio do boletim emitido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) diariamente (www.defesacivil.mg.gov.br).