Nesta sexta-feira (28) em atendimento de denúncia anônima, integrantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental compareceram ao Distrito de Pedra Menina no município de Dores do Rio Preto, sendo constatado um aterro em Área de Preservação Permanente danificando uma área de 0,0492ha (492m²), em um lote cujo tamanho total é de 0,082ha (820m²).
Foi observada também uma movimentação de pedras dentro do curso d’água com utilização de máquina retroescavadeira com a finalidade de represar parte da água para construção de uma piscina natural.
Em contato com o acusado um cidadão de 33 anos, este não apresentou nenhum documento que autorizasse tal obra e informou ainda que também cortou 05 (cinco) árvores com “autorização verbal de uma secretaria do município”, sendo que do material lenhoso, somente foi encontrado aproximadamente 01 (um) estéreo de madeira que está depositado próximo ao curso d’água, ficando o mesmo como seu fiel depositário.
No momento da fiscalização não havia no local nenhum maquinário ou pessoas trabalhando.
Vale ressaltar que o Distrito de Pedra Menina se encontra dentro da zona de amortecimento do Parque Nacional do Caparaó.
O boletim de ocorrência ambiental foi lavrado e protocolado na Delegacia de Polícia Civil de Dores do Rio Preto, onde acusado se comprometeu a comparecer a fim de prestar esclarecimentos.
Roberto MARTINS – Capitão PM