O Prefeito de Manhuaçu Adejair Barros esteve reunido, nesta semana, com o Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Acompanhado do Juiz Dr. Vinícius Dias Paes Ristori, do Deputado Sebastião Costa e do Procurador Jurídico Dr. Carlos Roberto Carraro, o prefeito municipal foi defender a construção do presídio de Manhuaçu.
Na semana passada, o Juiz Dr. Walteir José da Silva, recebeu comunicação da Secretaria de Estado de Defesa Social informando que o terreno do presídio de Manhuaçu foi considerado inadequado para a obra, dificultando sua execução e sugerindo que a obra seria levada para outra região do Estado.
A audiência do prefeito Adejair Barros com o Secretário Danilo de Castro foi justamente para defender o projeto de Manhuaçu. No encontro, o prefeito municipal ressaltou que, em 2008, o terreno na região da Vila Formosa e Ponte do Silva foi escolhido pela equipe da Secretaria Estadual de Defesa Social de Minas Gerais. “Depois de vários levantamentos e análises, a equipe técnica da Secretaria, definiu o espaço onde seria instalado o presídio de Manhuaçu. Na época, o projeto do presídio apresentado era o mesmo do que foi instalado em Montes Claros. Levamos inclusive as reportagens de jornais de 2008 que mostravam essa escolha do terreno”, argumentou.
De acordo com os registros, representantes da Subsecretaria de Assuntos Prisionais aprovaram a área, próximo a Vila Formosa, considerando que ela oferecia todas as condições e exigências da Secretaria Estadual de Defesa Social.
Adejair Barros explicou que todo o esforço foi feito pela administração municipal para viabilizar a compra do terreno. “A prefeitura fez a doação e já repassou o terreno para o Estado. Eles podem começar a obra no dia que quiserem. Por isso, fomos defender que o projeto seja mantido”, justifica.
Danilo de Castro recebeu a demanda com interesse em atender o pedido de Manhuaçu. Adejair Barros salientou a importância da instalação do presídio, com investimento de 16 milhões de reais pelo Estado e que estará gerando 400 empregos diretos, o que certamente será mais benefício para a cidade.
“Nós fizemos tudo que foi solicitado, inclusive quanto a documentação, doação e escritura do terreno. Agora, argumentaram que não haveria redes de água e esgoto na área. Eu informei que o SAAE tem condições de implantar essa infraestrutura e isso não seria motivo para inviabilizar a obra”, destacou.
O Secretário de Estado Danilo de Castro ponderou que os argumentos da Administração de Manhuaçu serão levados para Secretaria de Defesa Social no sentido de buscar rever o posicionamento sobre a obra.
O projeto do presídio de Manhuaçu retira a antiga e limitada cadeia de dentro da cidade e terá uma estrutura prisional que oferecerá todas as condições para que o preso seja ressocializado, durante o período em que estiver sob a custódia do Estado. A estrutura prevista tem todas as condições que a Lei de Execuções Penais exige. O projeto prevê escola, consultório médico, espaço para visita íntima e as possibilidades de acompanhamento na ressocialização e o convívio com outras pessoas.
Carlos Henrique Cruz – portalcaparao@gmail.com