Em várias cidades da região, diversos candidatos tiveram problemas para registrar suas candidaturas. A maioria por falta de documentos comuns. Não é a ficha suja tão esperada por nós eleitores.
Em Espera Feliz o atual Prefeito Aluísio até a data de ontem(06) não havia conseguido o seu registro. Primeiro, que na ATA e na Convenção do seu partido PMDB, os convencionais desrespeitaram um norma do PMDB Estadual que concedia o direito natural ao Membro do Partido que tivesse ocupando um cargo público. Em seu caso, o cargo de Prefeito. Foi feita uma votação na Convenção e o Prefeito Aluísio perdeu. No entanto o PMDB de Espera Feliz não definiu coligações, nem apresentou candidatos na eleição majoritária(p/ Prefeito e Vice) e nem coligações nas proporcionais(p/ vereadores). Com base em uma liminar conseguida em BH, o Prefeito Aluísio tentava até ontem, o registro de sua candidatura. Os demais 3 candidatos dos outros partidos já registraram. São eles: Carlim Cabral, Ronaldo Machado e Adrian Carlos.
Informações dão conta que em Faria Lemos, o candidato a Prefeito Hélio, o Vice e os vereadores da coligação, também do PMDB ainda não conseguiram o registro. Apenas os candidatos da Coligação do PTB Armando e Getúlio e seus vereadores.
Em Carangola, por coincidência, o candidato do PMDB Paulo Pettersen protocolou, segundo informações, apenas o registro da Ata da Convenção Partidária pedindo o prazo, segundo correligionários, para apresentação dos demais documentos. Não tendo sido sua candidatura ainda homologada. Assim como tantos. Pois nenhum Cartório do País teve tempo de fazê-lo. Os demais candidatos e suas coligações tinham apresentado os documentos dentro do prazo. São eles: César Ricardo e Patrick.
Em Itaperuna, diversos candidatos e representantes partidos chegaram atrasados 10 minutos após o prazo e, segundo informações, a juíza eleitoral não aceitou o registro dessas candidaturas.
Tudo isso é uma demonstração o quanto a Justiça Eleitoral tem seguido as normas e a legislação. Cabe aos partidos e às coligações se organizarem para atender as exigências legais. Por enquanto ainda é cedo para se afirmar qualquer coisa. Aguardamos mais informações para orientar e esclarecer a todos.
Fonte: O Combatente