Carangola tem morte confirmada por febre amarela
Caso é o primeiro em 2017 na Zona da Mata. Além do óbito, outras duas ocorrências estão em investigação na cidade.
Publicado em 26/04/2017 - 08:00 |
Última atualização: 25/04/2017 - 09:53
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou o primeiro caso de morte em humanos por febre amarela na Zona da Mata neste ano de 2017. De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado na tarde do último dia 18, o óbito ocorreu em Carangola. Além deste caso, outros dois estão em investigação na cidade, também em humanos.
Estas foram as únicas atualizações na Zona da Mata e Campo das Vertentes com relação ao último relatório do Estado, que tinha sido divulgado no dia 12.
Antes, a região já aparecia com casos em diversas cidades, tanto em humanos quanto em macacos:
- Casos de febre amarela em humanos: Carangola (2) e Divino (1)
- Óbito em humano causado por febre amarela: Carangola (1)
- Casos de febre amarela confirmados em macacos: Divino, Ewbank da Câmara, Leopoldina e Juiz de Fora
- Casos de febre amarela em investigação em macacos: Além Paraíba, Argirita, Belmiro Braga, Brás Pires, Cataguases, Dona Euzébia, Fervedouro, Goianá, Lima Duarte, Muriaé, Recreio, Rio Novo, São João del Rei, Senhora dos Remédios, Tocantins, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco.
- Rumores: Arantina, Bias Fortes, Carandaí, Chácara, Espera Feliz, Faria Lemos, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Pedro Teixeira, Piau, Santa Rita de Ibitipoca, Santo Antônio do Aventureiro, Senador Cortes e Tombos.
Em todo o estado, foram notificados 1.130 casos suspeitos em humanos, distribuídos entre 98 municípios. O número total de cidades com casos em animais confirmadas para febre amarela é de 110. Ocorrências seguem sendo investigadas em 148 municípios e há rumores em outras 163 cidades.
Continua após a publicidade...
Do G1 Zona da Mata.