Câmara de Espera Feliz rejeita projeto de redução dos salários dos vereadores

Votação aconteceu no início do mês de outubro.

Publicado em 27/10/2015 - 11:39    |    Última atualização: 27/10/2015 - 11:39
 

O projeto de lei municipal que visava a redução dos salários dos vereadores do município de Espera Feliz foi rejeitado pelo plenário da Câmara Municpal. A votação aconteceu na sessão ordinária do dia 07 deste mês. Apresentado pela vereadora Sandra Donádio, o projeto visava reduzir, temporariamente por alguns meses, os salários dos vereadores de R$ 4.429,00 para R$ 1.576,00.

A proposta foi rejeitada por 7 votos contra 2. Votaram a favor a autora do projeto, Sandra Donádio, e o vereador Milton José Gomes. Os demais vereadores presentes foram contrários à aprovação. Dois vereadores não participaram da votação: Rafael Barboza Gomes, que estava ausente, e Robson Lacerda, que é o presidente da Câmara e, segundo o regimento interno, só vota quando há empate.

Sessão lotada no dia da apresentação do Projeto de Lei,

Sessão lotada no dia da apresentação do Projeto de Lei,

MOBILIZAÇÃO NA APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Nos dias que antecederam a propositura do projeto de lei, sua autora mobilizou os cidadãos pelas redes sociais, buscando apoio à sua iniciativa. Como resultado, um grande número de pessoas compareceram à reunião.

Continua após a publicidade...

A mesma mobilização não foi possível para o dia da votação. Segundo a vereadora, não era possível saber a data exata em que o projeto seria votado, uma vez que apenas no decorrer das sessões é que as comissões informam se um projeto está apto ou não para ser referendado pelos vereadores. Por este motivo a autora não realizou a mesma mobilização de antes.

O Portal Espera Feliz procurou o presidente da Câmara Municipal, vereador Robson Lacerda, que nos falou sobre os trâmites dos projetos até sua votação. Ele explicou que antes de ser votado, um projeto é enviado às comissões pertinentes, que analisam questões técnicas, legais e etc. Somente após essas análises um projeto pode ser votado.

Durante as sessões ordinárias as comissões podem pedir mais prazo para continuar os estudos necessários a um projeto ou, caso já tenha um parecer definido, apresenta-lo. Este parecer pode ser favorável à votação naquela mesma sessão ou sugerindo o arquivamento. Desta forma, a menos que o parlamentar faça parte da comissão que está analisando o projeto, ele não fica sabendo previamente se o mesmo poderá ser votado.

O projeto em questão estava sendo analisado pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, e também pela Comissão de Finanças e Orçamento. Em algumas sessões anteriores essas comissões já haviam pedido prazo para aprofundar os estudos. Na reunião do dia 07 a Comissão de Finanças apresentou parecer favorável e o projeto foi posto em votação, ocasião em que foi rejeitado pela maioria dos vereadores.

Da redação do Portal Espera Feliz.


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais