Bombeiros intensificam fiscalização em casas de shows na região

A repercussão nacional do trágico incêndio ocorrido na cidade de Santa Maria (RS), no último final de semana, tem causado, além da comoção da população brasileira, a preocupação do cidadão com a segurança nos estabelecimentos e locais onde são promovidos eventos. Em Manhuaçu e cidades vizinhas, o Pelotão do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar […]

Publicado em 04/02/2013 - 08:00    |    Última atualização: 04/02/2013 - 08:00
 

A repercussão nacional do trágico incêndio ocorrido na cidade de Santa Maria (RS), no último final de semana, tem causado, além da comoção da população brasileira, a preocupação do cidadão com a segurança nos estabelecimentos e locais onde são promovidos eventos. Em Manhuaçu e cidades vizinhas, o Pelotão do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar intensificou os trabalhos de vistoria nas danceterias, reforçando um trabalho existente, em sintonia com uma mobilização que ocorre em todo Brasil.

Em entrevista, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, Tenente Neymar, relatou que o Grupamento de Prevenção e Vistorias está visitando as casas de shows instaladas na região. As danceterias que já possuem o Alvará da corporação estão sendo revisitadas, com o propósito de verificar a situação atual e se a estrutura física encontra-se com as mesmas condições em que estava quando o documento foi concedido.

Para quem organiza um evento temporário, uma das principais ações a serem tomadas é a elaboração de um PSCIP (Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico), aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

35 CIDADES

Continua após a publicidade...

O Corpo de Bombeiros de Manhuaçu atua em uma região que compreende 35 municípios. “Nos últimos meses, detectamos que algumas edificações estavam irregulares, e, estas foram devidamente notificadas para dar entrada a um PPCIP (Projeto de Prevenção Contra Incêndio e Pânico) na corporação. Este projeto será analisado e, estando em conformidade com as normas, o mesmo será autorizado”, explicou Ten. Neymar.

Para atender de forma eficiente a toda a região, o Corpo de Bombeiros busca a colaboração dos cidadãos. “É preciso que o cidadão, ao tomar conhecimento de algo que por ventura esteja irregular, nos acione com denúncia anônima, ligando para o número 181, que iremos ao local fazer as verificações necessárias nesta edificação, observando se ela está regular ou não”, solicitou Ten. Neymar.

Entre as principais recomendações a quem vai frequentar um show em um ambiente, os bombeiros frisam que “as pessoas devem verificar sempre as medidas de segurança. Observar se há saída de emergência, se existem sinalização e iluminação de emergência, e, principalmente, verificar se existe o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Este documento deve ficar à vista do público”.

Na última hora

Ainda de acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros, um problema frequentemente constatado na região é o procedimento dos realizadores de eventos temporários, os promotores de shows musicais, em não apresentar o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico no prazo legal. “O Promotor do evento deve apresentar um Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico, na corporação, com no mínimo dez dias de antecedência ao evento. A partir daí, vamos fazer análise do projeto e verificar se o mesmo está em conformidade com a norma, e, posteriormente, fazer a verificação e vistoria para conferir se pode haver o evento ou não. O grande problema que nós notamos é que os promotores de evento não entram com este processo de segurança contra incêndio e pânico. Às vezes, tomamos conhecimento do evento alguns dias antes e, nestes casos, não há prazo para se fazer as devidas análises”, destacou Ten. Neymar.

Brigadas: um importante apoio

Continua após a publicidade...

Em Manhuaçu, o Pelotão do Corpo de Bombeiros disponibiliza curso para formação de brigadas de incêndio, com a capacitação de profissionais preparados para atuar em situações de princípio de incêndio e de pânico. “Temos como dever promover a formação de brigadas. Esta iniciativa deve ser tomada pelos proprietários das casas de shows, por meio de pedidos à corporação para que haja esta capacitação. Trata-se de um curso com duração mínima estabelecida, avaliações e treinamentos. Há uma diferenciação entre brigadista e segurança. O brigadista possui o treinamento para agir em princípios de incêndio e controle das pessoas em caso de pânico. Enquanto que o segurança, não. No entanto, o brigadista pode ser também o segurança da casa, desde que seja treinado para isto”, esclareceu Tenente Neymar.

Thomaz Júnior – portalcaparao@gmail.com


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais