Boa Sorte ao Prefeito Carlinhos Cabral!

Faltam poucas horas para o Ano Novo e todos nós já começamos a pensar nos nossos sonhos e promessas para 2013, na esperança de poder realizar ao menos alguns deles. A coincidência do término e do início dos mandatos do Executivo Municipal no primeiro dia de janeiro também é uma oportunidade de se fazer um […]

Publicado em 31/12/2012 - 17:44    |    Última atualização: 31/12/2012 - 17:44
 

Faltam poucas horas para o Ano Novo e todos nós já começamos a pensar nos nossos sonhos e promessas para 2013, na esperança de poder realizar ao menos alguns deles. A coincidência do término e do início dos mandatos do Executivo Municipal no primeiro dia de janeiro também é uma oportunidade de se fazer um balanço dos últimos quatro anos, elencando avanços e desafios. Espera Feliz, com 74 anos de emancipação política, se prepara para começar 2013 sob uma nova administração e com uma coalizão plural de forças políticas que sustentarão o governo do Prefeito Carlinhos Cabral e do Vice-Prefeito Jadir Vidal, num projeto que alia capacidade empreendedora, experiência administrativa e uma sólida parceria com o Governo Estadual para se fazer um verdadeiro choque de gestão no Município.

Se pensarmos bem, quatro anos é um espaço de tempo curto e finito para a solução de todos os problemas de uma cidade, que são quase infinitos e não dependem apenas da ação do poder público. Nessa linha, o papel de um bom gestor público municipal (Prefeito) é saber administrar bem esse tempo escasso para fazer as escolhas certas, ouvindo a sociedade e buscando os melhores exemplos e práticas, dentro e fora da cidade, certificando-se de que o Município encontra-se no trilho de um crescimento que sustentável.

Graças à âncora agropecuária e ao dinamismo do mercado de consumo local, a cidade de Espera Feliz cresce em todas as direções e passa por um forte ciclo de expansão. Segundo dados do IBGE, houve um aumento expressivo da renda per capita na última década. As construções de novos edifícios se multiplicam em todos os bairros, antevendo uma década em que, possivelmente, seremos um dos municípios mais importantes, dinâmicos e prósperos de sua região.

Por outro lado, essa grande fase de prosperidade da cidade não tem sido acompanhada de esforços no sentido de planejar, ordenar e direcionar uma expansão equilibrada. O inchaço da área urbana, sem a ordenação territorial adequada e a melhoria da infraestrutura, tem trazido fortes dores de cabeça aos cidadãos, que se vêm às voltas com constantes transtornos como enchentes, engarrafamentos, calçadas esburacadas e acúmulo de sujeira nas ruas. Portanto, pensar no crescimento de Espera Feliz nos próximos anos exigirá dos novos administradores uma maior preocupação com planejamento e fiscalização.

Continua após a publicidade...

O nosso modo de vida interiorano, as paisagens naturais e a qualidade de vida ímpar que ainda temos precisam ser preservados e protegidos, pois são essas as características que formam a nossa identidade e nos diferenciam na região. As cidades de Manhuaçu e Muriaé, tal como as metrópoles brasileiras onde o crescimento sem planejamento levou à ocupação desordenada do território, fornecem a visão de problemas que não desejamos para Espera Feliz: favelização, concentração de renda e violência urbana.

Ao contrário das grandes metrópoles, onde as intervenções urbanas exigem imensa soma de recursos, as cidades pequenas como Espera Feliz ainda podem planejar o seu crescimento sem grandes custos. Os exemplos positivos de Pedra Dourada, Tombos e Manhumirim, nossos vizinhos próximos, mostram que as Prefeituras Municipais podem agir com ousadia e firmeza para disciplinar o crescimento, impedindo que a especulação imobiliária e a verticalização das construções descaracterizem as áreas urbanas, reduzam as áreas verdes, congestionem o trânsito e destruam as calçadas e passeios públicos. A ampla reforma urbana de Espera Feliz empreendida pelo ex-Prefeito Reinô Martins de Oliveira nos anos 1980 e 1990, ainda permanece como um exemplo construtivo para as futuras administrações que queiram tornar nossa cidade novamente o recanto de bem-estar da região.

A partir de janeiro de 2013, o Prefeito Carlinhos Cabral e sua equipe de governo podem iniciar em Espera Feliz o que os Governadores Aécio Neves e Antonio Anastasia já vêm fazendo em Minas Gerais desde 2003: governar com seriedade. As tarefas de sanear as contas públicas, reduzir desperdícios, qualificar os servidores, priorizar a meritocracia, investir em projetos estruturadores e melhorar a oferta de serviços públicos serão essenciais para modernizar a infraestrutura, diversificar a economia, atrair investimentos, acelerar o nosso desenvolvimento e tornar Espera Feliz uma cidade melhor para se viver.

A revolução de qualidade que poderemos fazer no País, conduzindo à Presidência da República, em 2014, o Senador Aécio Neves, começa agora aqui em Espera Feliz. Com liderança política, visão administrativa, equipe talentosa, planejamento, criatividade, ousadia, bons projetos, humildade, firmeza e confiança, será possível começar a mover as engrenagens locais, espanar a poeira acumulada, retomar a confiança e convocar todo o povo de Espera Feliz para a missão de construir o seu grande destino. Nossos votos de muito sucesso para os futuros administradores e um excelente 2013 para todos os esperafelicenses!

 

ENRIQUE CARLOS NATALINO – BACHAREL EM DIREITO E MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, É ASSESSOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Continua após a publicidade...

 

 


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais