Uma perseguição policial terminou de forma trágica na noite deste sábado (29) na BR-458, próximo à Lagoa Silvana, no município de Caratinga, bem próximo a Ipatinga. Dois adolescentes que haviam acabado de praticar um assalto na cidade de Iapu se envolveram num acidente enquanto fugiam da polícia. Houve uma forte explosão e um dos jovens, de 15 anos, que estava no carro morreu carbonizado.
O assalto teria acontecido no princípio da noite. Após roubarem o carro da vítima, um Crossfox, a dupla fugiu em direção a Ipatinga, mas, acabou sendo perseguida por viaturas policiais. Próximo a um posto de combustível, um caminhão carregado de bois realizava uma manobra. Um dos menores, que dirigia o carro em alta velocidade, acabou batendo contra o caminhão.
Neste momento houve uma forte explosão e pânico. Segundo testemunhas vários animais em chamas saíram correndo pela rodovia. O motorista que conduzia o veículo de bois, Silvano Veríssimo Rufino, por sorte não se feriu, mas saiu abalado do acidente. As chamas se alastraram rapidamente e só foram controladas com a chegada do Corpo de Bombeiros. No entanto, cinco animais não conseguiram se salvar e morreram queimados.
Segundo a polícia, o adolescente de 17 anos que conduzia o Crossfox, sofreu apenas um corte no queixo e um teve um ferimento na mão. Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento em Ipatinga onde ficou em observação. Ninguém soube explicar como o menino saiu praticamente ileso da batida. Já o menor que estava no banco do carona, Yuri Pablo, não teve a mesma sorte e morreu carbonizado.
Informação
Inicialmente a informação era de que quatro jovens estariam no carro roubado. Como os veículos e os animais se misturaram em meio à completa destruição, a polícia ainda não tinha a confirmação de quantas pessoas poderiam estar mortas dentro do veículo.
No entanto, a mulher vítima do assalto confirmou à polícia que havia sido abordada por dois jovens. O menor sobrevivente também confirmou que estava apenas com o amigo Yuri no carro. A confirmação exata só foi possível depois que o Corpo de Bombeiros conseguiu abrir o carro. Ao lado dos restos mortais de Yuri a perícia da Polícia Civil encontrou um revólver calibre 38.
Ônibus da Autotrans é incendiado em retaliação
Algumas horas após do acidente, sete indivíduos encapuzados atearam fogo em um ônibus da Autotrans (da linha Veneza II) que passava pela rua São Francisco no bairro Planalto. Segundo a Polícia Militar, os passageiros disseram que foram ordenados para saírem do coletivo e logo em seguida os indivíduos colocaram fogo no veículo, dizendo que aquilo seria um recado por causa da morte do Yuri. Ninguém se feriu.
Gizelle Ferreira / Repórter / Jornal Vale do Aço