A Apple concordou em pagar US$ 53 milhões (cerca de R$ 109,9 milhões) para encerrar um processo relacionado à garantia das primeiras versões do iPhone e iPod touch. A ação coletiva foi aberta em 2010, após reclamações de que a Apple não deu a assistência prometida a usuários desses portáteis.
Segundo o site “Cnet”, a Justiça da Califórnia (EUA) ainda precisa aceitar a decisão da Apple – se isso acontecer, o dinheiro será dividido entre 153 mil clientes afetados pelo problema.
Esses clientes compraram iPhones ou iPods touch das três primeiras gerações. Os modelos tinham um ano de garantia de fábrica e alguns contavam com mais um ano de garantia estendida. Mas em muitos casos, a Apple não prestou assistência, dizendo que o problema havia sido causado pelo próprio cliente.
Essa alegação era feita quando uma peça, que fica na área onde o carregador encaixa, mudava de cor. Teoricamente, esse seria um indicativo de que o aparelho entrou em contato com líquidos – perdendo assim a garantia. Nesses casos, a “política de danos por líquidos” da Apple a isentava de prestar assistência.
Mas documentos da ação judicial, aos quais o “Wall Street Journal” teve acesso, mostram que a peça também podia mudar de cor por outros motivos. A 3M, fornecedora do material, afirmou depois da polêmica que o calor poderia causar a mesma alteração visual nesse dispositivo. A Apple não comentou o caso.
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