No dia 27 de abril de 2014 aconteceu o 8º Festival de Pipas de Manhumirim, no alto do mirante.
Muitas pessoas marcaram presença no evento que, além da exibição das pipas, serviu para ajudar algumas famílias, uma vez que a taxa de inscrição foi cobrada na forma de 1 KG de alimentos.
O festival premiou a maior, a menor e a mais criativa pipa. Ao fim do evento o organizador Joanderson Lourenço de Moraes, juntamente com os parceiros, encontraram duas famílias que mais necessitavam de ajuda e entregaram cestas básicas pra cada uma delas.
“O Poder Público falha, porque apenas reprime a pratica e pouco instrui a sociedade, uma vez que não disponibiliza espaços apropriados para a prática do esporte e muito menos promove e realiza campanhas orientando sobre os perigos dos acidentes causados pela prática sem as devidas cautelas e orientação.
A presente proposta visa incentivar a soltura de pipas, estimulando a prática com segurança entre crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas da melhor idade e pessoas portadoras de necessidades especiais, com a criação de áreas específicas, os chamados “pipódromos”, locais que não tenham movimento de veículos e longe da rede elétrica. A iniciativa em criar os “pipódromos” certamente, contribuirá para se evitar o aliciamento para o crime, situação muito comum nas praças, ruas e comunidades mais carentes.
Temos a obrigação de preservar sua beleza e simbologia, pois uma infância sem pipa certamente não é uma infância feliz. Todos nós, com maior ou menor sucesso, já empinamos uma pipa.”
Declaração do organizador do 8º Festival de Pipas de Manhumirim, Joanderson Lourenço de Moraes.