O despertar para o aprendizado musical é algo magnífico! Como é bom aprender algum instrumento, violão, teclado, baixo, bateria, guitarra, saxofone, entre tantos outros, no trás prazer, é algo divertido, que faz o tempo livre virar um momento de desejo ao correr de um dia cheio de afazeres.
O que percebo é que essa magia do início do aprendizado ao passar de algum tempo se perde… As lições mais profundas voltadas à teoria, os exercícios mais detalhados, os ritmos mais complexos, tudo isso gera a sensação de que algo doce ficou amargo, fazendo com que muitos desistam de dar continuidade no aprendizado da música.
Claro, nem todos querem ser profissionais, apenas querem aprender e ter alguma habilidade musical. A questão é: “Como aprender algo tão complexo igual à música de uma forma simples?”
Nessas postagens que irei trazer aqui, vou buscar mostrar da forma mais facilitada possível a teoria música básica. Por vezes beirando a informalidade musical, para tornar mais fácil a visualização e compreensão de você leitor.
O que será necessário? Primeiro uma pequena parcela de seu precioso tempo para a leitura atenciosa do que vier a ser postado, será uma espécie de série, logo cada postagem deve ser bem entendida para prosseguir à outra. Em segundo lugar, é sempre bom ter um papel e caneta perto, para anotar com suas próprias letras os exemplos e também fazer alguns exercícios que serão propostos ao final de cada texto. E em terceiro lugar, persevere é um pequeno estudo, que necessita de seu empenho.
Até a primeira lição.
Sandro Alves Vieira, baixista do Ministério III-XVI
Email: sandro_vie@hotmail.com
Site: www.ministerio316.com.br