Farley Rocha

Este é um artigo ou crônica pessoal de Farley Rocha.
Não se trata de uma reportagem ou opinião do Portal Espera Feliz.

#SomosTodosEsperafelicenses

O cenário de destruição é bem mais impactante por revelar a desolação coletiva até aos que não foram atingidos diretamente pela enchente.

Publicado em 30/01/2020 - 22:34    |    Última atualização: 30/01/2020 - 22:34
 

Por conter em si a dimensão do alagamento, talvez esta seja uma das fotografias mais simbólicas da recente catástrofe natural que assolou Espera Feliz.

Claro que o cenário de destruição, dramático para quem caminha perto da lama e dos escombros, é bem mais impactante por revelar a desolação coletiva até aos que não foram atingidos diretamente pela enchente.

Mas especificamente esta imagem, além de mostrar importantes ícones da cidade como o Estádio Municipal, a Área de Lazer e o Calçadão completamente inundados pela cólera do Rio São João, também exibe ao fundo a Montanha da Torre – monumento máximo de nossa terra – atravessada por uma neblina cujas nuvens carregadas acima são as mesmas que causaram a tragédia.

O ângulo em que a foto foi feita é da perspectiva de um lugar onde, embora não nos demos conta, se concentra grande parte de nosso tesouro cultural, como a mais antiga escola de samba local, os tradicionais centros religiosos de matriz africana e a histórica Igrejinha de São Francisco de Assis, além de receber o nome de um dos principais fundadores de Espera Feliz: o Morro da Rua Major Pereira, um dos poucos pontos poupados pelo desastre.

Continua após a publicidade...

Ironicamente, este mesmo “morro”, muitas vezes relegado por quem mora na “parte baixa” da cidade, abriga um sem número de boa gente que, após a calamidade, desceu para socorrer os recém-desabitados nos primeiros trabalhos de reconstrução de seus lares – como se preciso fosse que o céu desabasse a cidade em ruínas para percebermos que, na alegria e na desgraça, somos na verdade um só povo, sem distinção de cor, crédulo ou endereço.

Pois independente do fatídico ocorrido, #SomosTodosEsperafelicenses.

*   *   *

P.s.: Como recebi esta foto em um grupo de WhatsApp, não sei de quem são os créditos. Quem for o autor, por favor se manifeste nos comentários.

Por Farley Rocha.

Sobre Farley Rocha

Farley Rocha é professor, fã do Radiohead e do Seu Madruga. Já plantou uma árvore, escreveu um livro e edita o blog http://palavraleste.blogspot.com


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais