Farley Rocha

Este é um artigo ou crônica pessoal de Farley Rocha.
Não se trata de uma reportagem ou opinião do Portal Espera Feliz.

#SomosTodosEsperafelicenses

O cenário de destruição é bem mais impactante por revelar a desolação coletiva até aos que não foram atingidos diretamente pela enchente.

Publicado em 30/01/2020 - 22:34    |    Última atualização: 30/01/2020 - 22:34
 

Por conter em si a dimensão do alagamento, talvez esta seja uma das fotografias mais simbólicas da recente catástrofe natural que assolou Espera Feliz.

Claro que o cenário de destruição, dramático para quem caminha perto da lama e dos escombros, é bem mais impactante por revelar a desolação coletiva até aos que não foram atingidos diretamente pela enchente.

Mas especificamente esta imagem, além de mostrar importantes ícones da cidade como o Estádio Municipal, a Área de Lazer e o Calçadão completamente inundados pela cólera do Rio São João, também exibe ao fundo a Montanha da Torre – monumento máximo de nossa terra – atravessada por uma neblina cujas nuvens carregadas acima são as mesmas que causaram a tragédia.

O ângulo em que a foto foi feita é da perspectiva de um lugar onde, embora não nos demos conta, se concentra grande parte de nosso tesouro cultural, como a mais antiga escola de samba local, os tradicionais centros religiosos de matriz africana e a histórica Igrejinha de São Francisco de Assis, além de receber o nome de um dos principais fundadores de Espera Feliz: o Morro da Rua Major Pereira, um dos poucos pontos poupados pelo desastre.

Ironicamente, este mesmo “morro”, muitas vezes relegado por quem mora na “parte baixa” da cidade, abriga um sem número de boa gente que, após a calamidade, desceu para socorrer os recém-desabitados nos primeiros trabalhos de reconstrução de seus lares – como se preciso fosse que o céu desabasse a cidade em ruínas para percebermos que, na alegria e na desgraça, somos na verdade um só povo, sem distinção de cor, crédulo ou endereço.

Pois independente do fatídico ocorrido, #SomosTodosEsperafelicenses.

*   *   *

P.s.: Como recebi esta foto em um grupo de WhatsApp, não sei de quem são os créditos. Quem for o autor, por favor se manifeste nos comentários.

Por Farley Rocha.

Sobre Farley Rocha

Farley Rocha é professor, fã do Radiohead e do Seu Madruga. Já plantou uma árvore, escreveu um livro e edita o blog http://palavraleste.blogspot.com


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais