Farley Rocha

Este é um artigo ou crônica pessoal de Farley Rocha.
Não se trata de uma reportagem ou opinião do Portal Espera Feliz.

Ainda sobre as prosas da cidade

Para nossa satisfação, o resultado saiu melhor que o esperado.

Desde que surgiu meu interesse por leitura, a partir dos livros da Série Vaga-lume que conheci na 5ª série até os clássicos que estudei na faculdade de Letras, sonhei em ver na minha cidade eventos culturais que promovessem a literatura. Mas quando muito, vi apenas esporádicos lançamentos de livros de alguns autores locais que, invencivelmente, militam para o bem da nossa cultura.

Ao contrário do que se imagina, tal escassez não foi motivo para lamentações. Mas serviu de inspiração para que nós mesmos, professores e demais pessoas ligadas à literatura, promovêssemos nossos próprios movimentos.

Assim nasceu o projeto “Prosas da Cidade – Olhares Narrativos Sobre Espera Feliz e Região”.

Ainda que de forma despretensiosa, convidei escritores conterrâneos para participarem do projeto e todos, movidos por um entusiasmo igual ou maior que o meu, aceitaram prontamente o desafio. Para nossa satisfação, o resultado saiu melhor que o esperado.

Como a ideia era que cada um produzisse um conto de ficção ambientado na cidade ou na região de Espera Feliz, conseguimos reunir histórias incrivelmente belas, inspiradas em cenários, localidades rurais e urbanas, ruas e pessoas de nossa cidade. A partir de 13 produções, a sensação foi a de que o leitor estivesse descobrindo uma outra Espera Feliz através do olhar criativo de cada autor, não apenas pelas narrativas, mas também pelas fotografias exclusivas que ilustraram cada texto.

Por isso, respaldado pelo reconhecimento do público, o projeto Prosas da Cidade preencheu a lacuna de manifestações culturais que tanto nos faz falta. E você, leitor, que nos acompanhou durante as sete semanas de publicação dos contos no site Portal Espera Feliz, foi o principal participante deste trabalho.

*  *  *

Pode não parecer, mas Espera Feliz possui uma longa tradição literária.

No passado e no presente, há autores locais que, de forma discreta, sempre fortaleceram a nossa cultura. É o caso de Ayrton Oliveira, um ex-fotógrafo que residiu por aqui e durante muitos anos escreveu crônicas para o jornal O Esperafelicense sobre Espera Feliz dos tempos antigos. No mesmo jornal, também publicam textos sobre o mesmo tema autores como Paulo Roberto de Souza (Bonaite) e Hélio Bilheiro.

Na poesia, temos o trabalho anônimo de Pedro Heitor, que sempre anda com seu caderno de manuscritos com centenas de poemas sobre todos os temas; a já falecida Dona Ilenir Ferreira, que ao longo de seus noventa anos de vida produziu diversos poemas sobre Espera Feliz; Edimilson G. Cruz, que tem um livro publicado com seus versos filosóficos e existenciais; e, como poeta maior, há a obra de Juarez de Oliveira, que já escreveu dezenas de livros cujos temas remetem a nossa cidade. Mais recentemente, está para ser publicado o primeiro livro de N. C. de Amorim, um poeta regresso depois de viver 50 anos no Rio de Janeiro.

E agora, com a realização do Prosas da Cidade, que contou com a participação dos experientes autores Rossano Sobrinho, José Fernandes e Amauri Adolfo, outros novos talentos foram descobertos, os mesmos que darão sequência à tradição literária de Espera Feliz.

Sobre Farley Rocha

Farley Rocha é professor, fã do Radiohead e do Seu Madruga. Já plantou uma árvore, escreveu um livro e edita o blog http://palavraleste.blogspot.com


Paulo Faria

Depressão: como eu lido com ela (e o que você deveria saber)

Você acorda, e a pior sensação é a de abrir os olhos. Você não entende o porquê de estar vivo. Você não quer estar vivo.

Cultura

Lançamento de “Uísque Barato”, novo single da banda Help Rock, de Espera Feliz

Num bate-papo descontraído, os integrantes da banda esperafelicense Help Rock falam sobre sua atuação na cena roqueira da região da Serra do Caparaó, projetos futuros e do lançamento de seu novo single, “Uísque Barato”.

Publieditorial

MGT SUPER TROCA desafia a concorrência com o melhor preço em troca de óleo, acessórios automotivos e baterias na região de Espera Feliz

Confira alguns preços: · Troca de óleo com filtro Fiat Uno e Palio Fire a partir de R$ 75,00; · Troca de óleo com filtro Onix a partir de 117,00; · Palhetas de Chuva a partir de R$ 10,00.

Arte

Colégio Portal do Saber apresenta IV Literando

Espetáculo enaltecerá a cultura nacional e o que cada região tem de único.

Farley Rocha

O forasteiro de primavera

Disposto a ganhar de assalto os espaços da cidade e impor a quem quer que fosse sua personalidade marcante, o forasteiro seguiu pela rua do centro...

Paulo Faria

Lula, o sociopata

O homem que se iguala a Jesus cristo, mas que ao sair da cadeia ignorou sua esposa, irmão e neto mortos, e que só gosta de cadáveres quando dá pra subir em cima para fazer comício, transformou a si mesmo num zumbi apodrecido que só consegue arrancar aplausos de plateias amestradas.

Acidente de trânsito

Motorista embriagado causa acidente no centro de Espera Feliz

Ele teria batido na traseira de outro veículo.

Cultura

Encenação da ‘Paixão de Cristo’ de 2020 será no Parque de Exposições

Além da mudança de local, evento trará atores de renome nacional e novas atrações para o público.

  • MARIA DE LURDES DA SILVA
    conhecido como DONA LURDES

    ✰20/04/1953     ✞08/12/2019

    O corpo está sendo velado no(a) CAPELA SAO VICENTE DE PAULA EM CAIANA e será sepultado às 16:00 horas do dia 09/12/2019 no cemitério SAO JOAO BATISTA, em CAIANA

  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais

Portal Espera Feliz