Espera Feliz agora conta com ambulância e base do SAMU

No sábado (08) chegou a Espera Feliz uma unidade móvel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Publicado em 12/02/2014 - 10:40    |    Última atualização: 12/02/2014 - 10:42
 

1911122_757430714268093_1138147086_oUma base do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – foi implantada em Espera Feliz. Localizada à R. Américo Vespúcio de Carvalho, Nº 175, a unidade conta com 8 funcionários treinados, principalmente, para prestar primeiros-socorros em emergências.

O QUE É O SAMU?

Como a própria sigla indica, o SAMU é, especificamente, um serviço de atendimento urgente que atua nas diversas situações onde houver risco de vida: urgências clínicas agudas (parada cardio-respiratória, convulsões, etc.); urgências traumáticas (atropelamentos, acidentes de trânsito, quedas, queimaduras graves, afogamentos, agressões por armas de fogo ou brancas, choques elétricos, etc) entre outras.

Em entrevista ao PORTAL ESPERA FELIZ, o condutor-socorrista Julio Cezar Medeiros esclarece à população que a implantação de uma unidade móvel do SAMU em Espera Feliz não é apenas ter “mais uma ambulância”, mas sim uma grande rede interligada que conta com 40 ambulâncias à disposição, no caso de haver qualquer chamado de emergência.

Julio Cezar Medeiros, condutor-socorrista da unidade de Espera Feliz

Julio Cezar Medeiros, condutor-socorrista da unidade de Espera Feliz

Continua após a publicidade...

No caso de Espera Eeliz, por exemplo, a unidade conta com um condutor-socorrista, um técnico em enfermagem, 8 médicos de plantão e 22 atendentes. Conta,  também, com hospitais credenciados, como a Casa de Caridade de Carangola, com UTI disponível separada exclusivamente para esse tipo de atendimento.

Ele exemplifica ainda que se acontecer um acidente com múltiplas vítimas em Espera Feliz, tem-se condição da Central disponibilizar várias ambulâncias, tantas quantas forem necessárias, para o atendimento, pois todo o processo é monitorado passo a passo via satélite por um tablet conectado à unidade móvel. Em Carangola, onde é a base regional, há uma ambulância básica e uma avançada com UTI móvel, médico e enfermeiro que também está a disposição de qualquer emergência.

ATENDIMENTO DEVE SER ACIONADO EXCLUSIVAMENTE PELO 192

Visão interna da unidade móvelFoto: reprodução Gazeta Regional

Visão interna da unidade móvel
Foto: reprodução Gazeta Regional

Deve-se elucidar que o atendimento é feito exclusivamente pelo telefone 192. Depois do telefonema, a  Central de Atendimento absorve a solicitação feita, faz a triagem, e a equipe é monitorada por um médico durante todo o atendimento. Dependendo do caso, até medicação pode ser aplicada. Mas é importante frisar que mesmo que a emergência ocorra a 50 metros da unidade móvel o atendimento só poderá ser realizado após a ligação par o 192. Isso ocorre por segurança, pois se a ambulância se mover sem a devida autorização, pode até ser travada via satélite pela Central.

Cidades como Caiana e Caparaó também poderão usufruir do atendimento.

Julio completa sua entrevista à reportagem do Portal Espera Feliz dizendo que a equipe de trabalho é extremamente preparada, pois o treinamento dos profissionais é constante, e que a forma de atendimento segue normas internacionais.

Continua após a publicidade...

A região leste, onde fica situada Espera Feliz, foi a segunda a ser implantada a unidade e faz parte de um projeto do governo estadual com os municípios. Em Espera Feliz, por exemplo, o município arcará com parte dos custos operacionais.

A data prevista para a inauguração da unidade é dia 15 de Fevereiro.

Por Paulo Faria


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais